quinta-feira, maio 25, 2006

O FUNCIONARIO CANSADO


O Funcionário Cansado

A noite trocou-me os sonhos e as mãos
dispersou-me os amigos
tenho o coração confundido e a rua é estreita
estreita em cada passo
as casas engolem-nos
sumimo-nos
estou num quarto só num quarto só
com os sonhos trocados
com toda a vida às avessas a arder num quarto só

Sou um funcionário apagado
um funcionário triste
a minha alma não acompanha a minha mão
Débito e Crédito Débito e Crédito
a minha alma não dança com os números
tento escondê-la envergonhado
o chefe apanhou-me com o olho lírico na gaiola do quintal em frente
e debitou-me na minha conta de empregado
Sou um funcionário cansado dum dia exemplar
Porque não me sinto orgulhoso de ter cumprido o meu dever?
Porque me sinto irremediavelmente perdido no meu cansaço?

Soletro velhas palavras generosas
Flor rapariga amigo menino
irmão beijo namorada
mãe estrela música

São as palavras cruzadas do meu sonho
palavras soterradas na prisão da minha vida
isto todas as noites do mundo uma noite só comprida
num quarto só

António Ramos Rosa

5 Comments:

Blogger filomena said...

Andamos todos cansados.

Bom dia e beijinhos

12:11 da tarde  
Blogger Pete said...

Esta ou é para os rapazes da Contabilidade, como eu, ou para os da Função Pública.

Um Abraço,

Pedro Gonçalves.

1:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acho que todos os funcionários da contabilidade estão a precisar de férias...

De qualquer forma este texto é especial, relata muito mais do que um cansaço momentâneo...

Beijinho meu, amigo
Princesa

3:02 da tarde  
Blogger Menina Marota said...

... pois é... o funcionário público paga sempre a factura...

(Adoro ler Ramos Rosa...)

Beijo (hoje tou triste, não ligues ao meu comentário...)

8:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Cool blog, interesting information... Keep it UP Oregon business insurance Baccarat cig computer service san mateo Bacarat demo fishing co2 cartridges Cabinet avocat Alarm auto paging system 1996 mazda 626 dx 6v-12v battery baccarat rulepg2

9:21 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home