quarta-feira, maio 03, 2006

QUEM POLUIU...

Quem poluiu...

Quem poluiu, quem rasgou os meus lençóis de linho,
onde esperei morrer, __ meus tão castos lençóis ?
Do meu jardim exíguo os altos girassóis
quem foi que os arrancou e lançou no caminho ?

Quem quebrou (que furor cruel e simiesco ! )
a mesa de eu cear __ tábua tosca de pinho ?
E me espalhou a lenha ? E me entornou o vinho ?
__ da minha vida o vinho acidulado e fresco...

Ó minha pobre mãe !... Não te ergas mais da cova.
Olha a noite, olha o vento. Em ruína a casa nova...
Dos meus ossos o lume a extinguir-se breve.

Não venhas mais ao lar. Não vagabundes mais.
Alma da minha mãe... Não andes mais à neve,
de noite a mendigar às portas dos casais.

Camilo Pessanha
(1867-1926)

1 Comments:

Blogger Português desiludido said...

Muito bom!
Não conhecia de todo!
Obr. pela publicação.
Pedro

10:17 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home