sábado, julho 29, 2006

MANUEL MARIA BARBOSA DU BOCABE



A frouxidão no amor é uma ofensa,
Ofensa que se eleva a grau supremo;
Paixão requer paixão, fervor, e extremo;
Com extremo e fervor se recompensa.

Vê qual sou, vê qual és, vê que dif'rença!
Eu descoro, eu praguejo, eu ardo, eu gemo;
Eu choro, eu desespero, eu clamo, eu tremo;
Em sombras a razão se me condensa.

Tu só tens gratidão, só tens brandura,
E antes que um coração pouco amoroso,
Quisera ver-te uma alma ingrata e dura.

Talvez me enfadaria aspecto iroso;
Mas de teu peito a lânguida ternura
Tem-me cativo, e não me faz ditoso.


Manuel Maria Barbosa du Bocage
N. 15-09-1765 _ F. 21-12-1805

10 Comments:

Blogger Lidy said...

Olá
Vim te visitar.......
Como é lindo tudo que escreve.....
Seu blog é muito rico!!!!
Beijos no coração!!!

12:52 da tarde  
Blogger por uma lágrima said...

Que suavidade paira neste cantinho!!
E é tão reconfortante, depois de uma semana de "luta", ler-te...
Obrigada
Um beijo com sabor a lágrima

1:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Lindo este poema.
Tens bons gostos ;)

Beijinho*

1:19 da tarde  
Blogger Catarina said...

Ha poemas sem idade, que nao perdem a graça e a frescura com o passar do tempo.

Um bom fim de semana, um abraço!

1:54 da tarde  
Blogger Pete said...

O Bocage foi um dos nossos melhores poetas populares e é sempre bom reciordá-lo.

Um Abraço e bom fim-de-semana,

Pedro Gonçalves.

7:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Manuel Maria Barbosa Du Bocage"

Excelente POETA Português!!!
Parabéns pelo Poema.
*
...
"Safa, seis horas a fio
Entre sábios! Que carolo!
Não aceito um tal emprego,
Pois não quero dar em tolo."

(Manuel Maria Barbosa Du Bocage)

*
Bom fim de semana
Beijo
ConchitaMachado

9:09 da tarde  
Blogger Luna said...

O amor é dificil de explicar , atravessa-se nas nossas vidas sem oconseguirmos segurar
beijos

10:23 da tarde  
Blogger Alexandra said...

Óptima escolha!

Este é um típico e lindo Bocage!!
Quase não era preciso deixares o nome do autor, tanta chama emana destas palavras que não se deveria tornar díficil identificar...

Bom Domingo!

Beijos

12:08 da tarde  
Blogger _+*Ælitis*+_ said...

Confesso que nao conhecia :) beijokas a ti :)

12:16 da tarde  
Blogger Anna D'Castro... said...

Manuel, magnífico poema de Bocage, confesso que tinha saudades, há quantos anos o não lia. Parabéns pela escolha.
Gostaria de convidá-lo a passar nos meus blogs e a ler alguns do meus poemas, ou prosas. Me daria imenso prazer. É sempre agradável receber visitas de conterrâneos.
Um beijo e boa semana.
Anna

6:38 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home