domingo, setembro 24, 2006

RISO

Tive o geito de rir, quando menino,
Até beber as lágrimas choradas:
Com carantonhas, gestos, desatino,
Passou a nuvem eos pequenos nadas.

A rir de escuridões, de encruzilhadas,
Tornei-me afeito logo em pequenino;
Porque ri é que trago as mãos geladas,
E choro porque ri do meu destino.

Vivi de mais num mundo idealizado
Comigo só: E só de mim descreio.
Entornava-me riso a luz em cheio

Quando o meu mundo foi principiado;
Rio agora que não sei donde me veio
Sempre o mal que me trouxe o bem sonhado.

Afonso Duarte
N 01-01-1886 __ F. 05-03-1968


23 Comments:

Blogger Catarina said...

Cresci num mundo severo de gente triste e chorosa, onde o riso ainda era sinal de pouco siso e nos lembravam a toda a hora que a vida é breve e séria. Creio que num instinto de sobrevivencia ou de contrariar a tendência ri, primeiro baixinho e depois em sonoras gargalhadas. Nunca perdi o siso com essa atitude :):), afinal a unica forma de desconcertar a tristeza é rir-se dela.

Um abraço:

11:32 da manhã  
Blogger Luna said...

O riso acaba por tornar a vida mais leve
beijokas

12:27 da tarde  
Blogger eu... said...

adoro rir... faz-me bem à alma. um grande beijo para ti

3:32 da tarde  
Blogger fgiucich said...

Qué hermoso es reir y qué bello poema he leído. Abrazos.

3:55 da tarde  
Blogger Mayte said...

Reir es la mejor medicina...que mejor que reir entre poesía...un abrazo fuerte y mil beijinos!!:D

4:40 da tarde  
Blogger Leticia Gabian said...

"...Vivi demais num mundo idealizado
Comigo só: E só de mim descreio.
Entornava-me riso a luz em cheio
Quando o meu mundo foi principiado;
Rio agora que não sei donde me veio
Sempre o mal que me trouxe o bem sonhado."

Sou mesmo assim.
Dessa mesma forma me vejo.
Desse modo me sinto.

Beijo pra ti.

4:43 da tarde  
Blogger almadepoeta said...

Gostei muito do post anterior sobre o beijo. Sou uma romântica incurável, amigo.

Achei muito engraçado este poema sobre o riso, e embora seja um poema muito antigo, considero-o bastante actual.
Tens esse dom para a poesia, e encontras tesouros, onde mais ninguém os encontra.
Bom teres encontrado na net um espaço para os partilhares connosco.
Um beijo meu amigo

5:28 da tarde  
Blogger Menina do Rio said...

Sempre expressamos o que temso na alma e quando a alma é florida explode-se em sorrisos.
Sorrir com a leveza do olhar
espalhar risos como pétalas de rosas que inebriam e perfumam.

Vim retribuir a visitinha, tomando um café contigo e te desejar uma ótima semana!

Beijos

8:34 da tarde  
Blogger Português desiludido said...

Caro Manuel
Quantas vezes, qual palhaços, vamos rindo por fora e chorando por dentro
Abr
Pedro

10:21 da tarde  
Blogger Miudaaa said...

Sorrir e Oferecer o nosso Sorriso é uma forma de estar na vida, que muito aprecio...
RiR, é simplesmente divinal...

As palavras que hoje nos deixas, são mais profundas e tratam o riso com respeito.Gostei.

1 beijo de miudaaa

10:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É muito bom quando rimos e recordamos de quando ria-mos, sem ser por nada apenas ria-mos.

11:04 da tarde  
Blogger Noelia said...

....oooO
....(....)... Oooo
.....)../. ...(....)
....(_/.......)../
..............(_/
....oooO
....(....)... Oooo
.....)../. ...(....)
....(_/.......)../
..............(_/
...... Pasé Por
......... Aquí

Hola manuel:
passagem ao visitarte,palavras muito profundas muito bonito do texto....
Eu gosto a mim rir mas a certas vezes que é difícil!!
muitos beijos pra vocé!

11:10 da tarde  
Blogger Alexandra said...

Todos nós tivemos o geito de rir, quando meninos e esse é o riso mais sincero. A vida depois trata do resto ...

Adrei os teus 2 ultimos post's.

Beijos

1:59 da manhã  
Blogger Pete said...

Rir é uma das melhores coisas que temos na vida.

Um Abraço e boa semana.

1:57 da tarde  
Blogger Goticula said...

Quando criança sorria bastante, agora...nem por isso...

beijinhos

2:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acho que as pessoas não tem culpa das tristezas que a vida nos dá muitas vezes, por isso sempre as recebo com um belo sorriso, deixando escondido lá no fundo a minha tristeza, por isso me acham sempre feliz.
Um beijo pra vc e boa semana querido.

2:20 da tarde  
Blogger Ana P. said...

Quantas são as vezes que dentro do meu riso escondo a angústia que me vai na alma?

Beijos

4:40 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Continua a sorrir...
=)

5:14 da tarde  
Blogger Isa said...

Hola! gracias por pasar a visitarme, aunque entiendo un poco de portugués intuyo que son hermosas las palabras que escribes y publicas.

Un besote!

8:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá, Manuel!
Bom ler alegria,riso, beijo, enfim...vida!
Mesmo sem sorrir é preciso manter a alma alegre. Só faz bem!
E muito bom também conhecer um pouco mais dos bons poetas portugueses através de você.
Beijão.
Clarice(Florianópolis-Brasil)

8:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Às vezes, eram bem precisas umas boas risadas para dar um pontapé no quotidiano enfadonho que vivemos.
Bhs

11:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ouve, meu anjo:
Se eu beijasse a tua pele?
Se eu beijasse a tua boca
Onde a saliva é mel?
Tentou, severo, afastar-se
Num sorriso desdenhoso;
Mas aí!,
A carne do assasssino
É como a do virtuoso.
Numa atitude elegante,
Misterioso, gentil,
Deu-me o seu corpo doirado
Que eu beijei quase febril.
Na vidraça da janela,
A chuva, leve, tinia...
Ele apertou-me cerrando
Os olhos para sonhar -
E eu lentamente morria
Como um perfume no ar!

beijocasss docessssss boa semana..

10:34 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Começar a semana a rir, leva-nos a chegar ao fim de semana a sorrir...

Um beijo e um desejo que o sorriso seja o sol a brilhar nos teus lábios.

12:28 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home