quinta-feira, março 29, 2007

HISTÓRIA DUMA FLOR


Contemplaste a rosa branca
de tons vermelhos raiada,
e após disseste: «Desbanca
a flor mais aprimorada!»

E eu que era o possuidor
de criação tão formosa,
agradeci teu louvor
e dei-te, em seguida, a rosa.

Revendo as manchas do rubro,
comentaste sagazmente:
«Parece-me que descubro
que este raiado é recente...»

Então, resolvi contar-te
a origem de tal beleza
que parecia obra de arte
e nunca da Natureza:

«Seus espinhos me sangraram,
e, ao tocar-lhes, mui de leve,
do meu sangue se raiaram
suas pétalas de neve!»

Ficara bem colorida
a rosa, em lindo rubor!
... ... ... ... ... ... ... ... ... ...
Tanta vez, assim, na vida
a Beleza vem da Dor!...

Sanz Vieira

78 Comments:

Blogger Serenidade said...

Sem dúvida que sim,muitas vezes a beleza vem depois da dor, quer dizer, a maior parte das vezes.

Fantástico este poema.


Sereno sorriso primaveril.

12:40 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ola moço, bonito tudo bem?
A beleza vem do coração, e mostra no botão da rosa o quanto somos belos, o sofrimento com os espinhos da vida quando não sabemos o que decidir da vida.
Um grande abraço
Célia

1:45 da manhã  
Blogger Madalena Barranco said...

Olá Manuel, muito prazer! Obrigada pela sua gentil visita ao meu blog Morango. Encantada estou com teu blog, que se abriu em minha telinha com uma rosa sobre a neve... Que belo poema! Abraços. P.S.: Posso pôr o teu link em meu blog?

5:10 da manhã  
Blogger Lunna Guedes said...

A beleza que floresce na dor não é menos dura, nem menos amarga... Mas é beleza sim, para os poetas é quase vida... É quase um existir necessário que se conjuga e se sente.
Abraços

5:46 da manhã  
Blogger Unknown said...

oh! Dios mío, no... No puedo entender tu idioma. pero quiero me cai que quiero.

8:45 da manhã  
Blogger Trini Reina said...

Te dejo un abrazo, que tengas un buen día.

11:18 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Bom dia!!
Lindo poema...por vezes é mesmo assim...através da dor vem sempre a beleza...desde que façamos por isso...
Beijocas

11:55 da manhã  
Blogger veritas said...

E que ao vir da dor nos permita sempre gerar mais beleza, fazê-la sempre renascer... será a melhor arte da nossa vida!

Bjs. Passa um bom dia.

12:35 da tarde  
Blogger Isabel said...

Não importa de onde vem pois não o que é belo é-o simplesmente.
Tantas vezes na vida a dor vem da beleza também.
E quanto pode o belo doer...
A beleza e a dor completam-se ambas são vida... não há vida sem as duas.

Tenho aprendido a aceitar cada dor com beleza e tento ver a dor que se esconde muitas vezes por detras da beleza.

até breve.

Isabel

1:05 da tarde  
Blogger Farinho said...

As rosas são as minhas flores preferidas até as sei desenhar ~tanto que gosto delas, tenho dezenas de rosas desenhas por mim, e outras que eu ofereci.

Lindo poema.

Beijocas

1:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Venho agradecer o comentário, mas só depois da Páscoa terei mais tempo.

2:07 da tarde  
Blogger eu... said...

linda história
um beijão

2:49 da tarde  
Blogger Celeste said...

Así es, los contrapuestos, dan sentido a lo maravilloso que el milagro de la vida nos regala... Sin soledad no hay compañía, sin sombra no hay luz, no hay ecos sin silencio, no amor sin desamor y no hay alegría sin dolor. Tanto en la vida, que nunca terminaríamos la lista!

Beso celeste!

4:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sim... pode falar...
fale de paixão
fale de tesão
fale do teu jeito
que não é maldito
fale sussurrando tudo
ao meu ouvido
como um zumbido
de prazer...

Diga... diga que está apaixonado
diga que és o meu amado
desde outra vida
e que nada será violado
além da paixão
e que sempre haverá o cuidado
de nos pertencer...
... proteção...

Diz... diz que desejas o meu último sorriso
diz tudo aquilo que eu preciso
diga o que quer
e o que não quer
teu coração...
é tudo permitido
êxtase de emoção.

7:01 da tarde  
Blogger fgiucich said...

De las flores siempre se han contado bellas historias. Abrazos.

7:29 da tarde  
Blogger _lara_ said...

Passei pa deixar um beijinhu.
hei.de voltar com mais calma****

8:21 da tarde  
Blogger Etèria said...

Muy bonito, me quede sin palabras y pensando.

Besitos.

9:29 da tarde  
Blogger poeta_silente said...

Que lindo poema, Manuel. Condiz com tudo o que aprendemos no decorrer da nossa existência. As dores vão nos polindo, até nos transformar em belos cristais. Feliz daqueles que conseguem fazer da dor uma bela rosa vermelha.
Deus te abençoe.
Miriam

1:57 da manhã  
Blogger Catarina said...

Ola;

até as flores tem historia e merecem poemas!

Um abraço;

10:24 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não conhecia, mas gostei imenso.
Bastante simples, mas profundo.
Bjs
Madalena

11:21 da manhã  
Blogger silvia said...

Um poema lindo cheio de encanto...
A rosa branca, será sempre o simbolo de um amor puro.

Para ti...

De amarelo pinto nossa amizade...
De verde nossa esperança...
De azul pinto nosso céu...
Deixo o dourado,
Para pintar os sonhos teus...

Nas noites lindas de luar...
Trago as sementes...
Das flores mais belas que há...
Entrego ao anjo da noite...
Para somente agradar...

Pelas noites tão lindas de sonhos...
Que passamos ao luar...
O amarelo vai perfumar...
A esperança de verde semear...
Por todo o azul do céu...

Com tons de dourado a destacar...
Como a cor do mel...
Nas noites lindas de luar...

De vermelho pinto as flores...
Com branco desenho um anjo...
Pra nos visitar, nas noites de luar...

O vermelho das cores vibrando...
Reflete a chama das paixões...
Exalando seu perfume...
Machucando corações...
"Sonia Santos"

Desejo-te um lindo fim de semana.

Beijos:)

12:41 da tarde  
Blogger Papoila said...

Lindo poema!
"Tanta vez, assim, na vida
a Beleza vem da Dor!..."
Lindo madrigal de amor e Primavera.
Beijo

5:46 da tarde  
Blogger Pete said...

É uma das verdades, depois de sofrermos damos mais valor à vida e áquilo que temos.

Um Abraço e bom fim-de-semana.

6:55 da tarde  
Blogger Ana said...

haha!
Agora virei santa!!!
=P

Obrigada pela visita.

Vou voltar com mais calma pra ler o teu cantinho.

=**

7:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sem duvida que a ultima frase diz tudo, e é como me sinto hoje, ao contrario do que é habitual em mim.
Dor... resume-se em apenas tres letras.

Beijo

7:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Renascemos através de uma experiência dolorosa,começámos a dar mais beleza ás coisas.

Bom fim de semana

Bjs Zita

9:38 da tarde  
Blogger Cris said...

Obrigado pela visita, gostei do teu espaço, voltarei, se assim o permitires,

Bjo e Bom Wk
Cris

10:24 da tarde  
Blogger Meu Destino said...

ola boa noite sim minha mae é tecedeira e os teares dela já sao bem antigos e se reparares tenho fotas dela no teare com uma das minhas filhas e os meus cortinados da minha casa tb foram feitos lá agora espero que tenhas um bom fim de semana
Helena

10:26 da tarde  
Blogger Mayte said...

Una rosa que siempre florece, como el amor, como la vida...

Hermoso!! buen fin de seman :)

4:14 da manhã  
Blogger Menina do Rio said...

A dor as vezes é apenas um caminho.
No final haverá a beleza do amor!

Olá Manoel, vim te deixar um beijo

4:34 da manhã  
Blogger Zoe said...

La belleza, y el dolor que hace aún más sublime dicha belleza...

Un placer leerte.

10:36 da manhã  
Blogger Doces Momentos said...

A maior beleza por vezes está escondida para muitos e bem visivel para poucos, apenas para aqueles que sabem ver o interior.
Gostei.
Bom fim de semana e um beijo muito doce nas petálas duma rosa

12:06 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

bonito poema! A beleza e a dor.... sem palavras... bj

12:15 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Passei cá de-propósito para deixar um abraço e um beijinho. :)

2:02 da manhã  
Blogger Candelas Sanchez Hormigos said...

A beleza da dor, me niegoa crer isso, ainda que muitas vezes o amor dói e é beleza.

Com carinho

11:05 da manhã  
Blogger Doce Croche Renata said...

Belas palavras! Obrigada pela visita. Volte sempre!

1:33 da tarde  
Blogger Marta Vinhais said...

O que é belo é, muitas vezes, o que não vemos.....
Só se pensa no cheiro da rosa; não se sente o aveludado, a gota de orvalho esquecida nas pétalas.
Gostei muito do poema.
Obrigada pela partilha.
Beijos e abraços
Marta

3:24 da tarde  
Blogger delusions said...

"Tanta vez, assim, na vida
a Beleza vem da Dor!..."

gostei muito do poema...

Bjs* e bom domingo!

4:52 da tarde  
Blogger mymind said...

Gostei, mt bonito especial/ desta frase:
"Tanta vez, assim, na vida
a Beleza vem da Dor!..."
=)
bjinhos

5:08 da tarde  
Blogger Kalinka said...

A beleza vem do coração e da alma.

Por aqui, a semana foi atribulada; começou muito mal, aos poucos foi melhorando... e, ontem, sábado culminou no melhor possível.
Uma Amiga da blogoesfera que tinha conhecido há 2 semanas quando visitei o Algarve, sabendo do meu estado depressivo, ofereceu-se para ser minha companheira para um dia de lazer... que bom que foi, lógico que aceitei, é de muitos momentos como os de hoje que eu preciso.
...e, peço a Deus que pela minha vida fora eu encontre outras Antónias, Suzetes e outras Ivones como as genuínas que ontem conheci e, o bem que me fez estar na companhia delas.
Ofereço a elas e a todas as mulheres do Mundo, estas belas flores.

BOM DOMINGO.

NOTA: estou a divulgar o «Jantar da Primavera» que se realizará dia 14 de Abril. De Almeirim a Lisboa, a distância não é muita.

7:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Na verderda a dor sepois o amor...Bjca

8:56 da tarde  
Blogger leituras said...

Apesar dos espinhos, a rosa há-de simbolizar sempre a beleza e o amor.

Boa semana

1:07 da manhã  
Blogger Escorpiana Explosiva said...

ESTOU DESEJANDO UMA BOA SEMANA E PÁSCOA

5:23 da manhã  
Blogger MAR said...

Muy lindo...
mis cariños para ti
mar

6:27 da manhã  
Blogger Isabel Burriel said...

precioso.

8:30 da manhã  
Blogger Carracinha Linda! said...

"Tanta vez, assim, na vida
a Beleza vem da Dor!..."

Simples...verdadeiras...lindas estas palavras!

Boa semana!

10:24 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não andam a beleza e a dor de mãos dadas ?
Bonito poema.
Beijito.

11:21 da manhã  
Blogger Lia said...

A rosa tem linda cor,
não há flor de tão cor linda...
Murcha a rosa, que desgosto,
só de lhe a gente bulir...

Beijinhos

3:23 da tarde  
Blogger Angela said...

A dor ensina-nos muito. Faz-nos olhar para a vida com outros olhos.

Beijinho grande para ti.

4:13 da tarde  
Blogger sónia said...

optima homenagem à primavera! ;)

beijos

6:25 da tarde  
Blogger BETTINA PERRONI said...

Me encanta Manuel!!!

Juro que ya lo había leido antes... la historia de una flor... no puede ser tan breve... no no

Besitos,

8:46 da tarde  
Blogger Paula Negrão said...

flores, flores, flores e amores..

lindo!


beijo

12:34 da manhã  
Blogger Rose said...

Olá Manuel,

que seja muito belo, se vir depois da dor.

abraços

3:30 da manhã  
Blogger Páginas Soltas said...

Um belo poema... com um tema que adoras!

Sobre flores...e em particular as rosas!

Não deixa de ser fantástico como os outros que aqui nos presenteias!

Beijos


Maria

4:21 da manhã  
Blogger Siboney said...

Xa te tenho no meu msn ;p

bicoxxx

1:47 da tarde  
Blogger Alex said...

A beleza vem da dor ...

Será que só quando nos sentimos tristes, vazios, doridos ... conseguimos realmente apreciar a verdadeira essência da vida?

Será isso Manuel?
Só quando choramos, quando vamos ao chão, quando nos sentimos sem força é que percebemos que a vida teve, tem e terá sempre um grande valor ?

Sempre bonita a tua escolha de palavras.


Já não passava por cá há algum tempo. Um beijinho, fica bem.

2:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E quando se fala de flores é assim :)
Bonito mesmo!

Beijinhos*

6:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vim te desejar uma boa semana. Bjus

8:53 da tarde  
Blogger Felipe Fanuel said...

Eu estava com saudades deste nobre blog e de suas publicações poéticas.

Abraços, Manuel!

10:24 da tarde  
Blogger Unknown said...

Y mi rosa está reventando de flores! tiene más de 40.

10:39 da tarde  
Blogger AlegriadeQuerer said...

Que esta semana santa,
Dios me permita seguir manteniendo,
El regalo de tu amistad.
Dios permita que Regreses multiplicado,
En miles de bendiciones.
Gracias por estar entre los buenos amigos.


Yudelka

11:25 da tarde  
Blogger Elsa Sequeira said...

Lindo o poema...dor e beleza!!
que jogo lindo!

1 beijo

11:31 da tarde  
Blogger Verena Sánchez Doering said...

las flores siempre son hermosas y llenas de vida
la rosa siempre logra su encanto
hermosa historia de una flor
una abrazo de dia martes con mucho cariño para ti Manuel, que estes muy bien amigo
besitos y cuidate


besos y sueños

12:35 da manhã  
Blogger _lara_ said...

o que seria do lado mau sem o lado bom....

beijinhu****

1:39 da manhã  
Blogger Mina said...

São as simples verdades...
Boa Páscoa!

10:37 da manhã  
Blogger david santos said...

Olá!
Belo trabalho. Parabéns. A belesa e dor não escolhem datas, mas sempre chegam. Felizmente, para a primeira e infelizmente, para a segunda.
Tem um boa Páscoa.

4:28 da tarde  
Blogger Felipe Fanuel said...

Feliz Páscoa para ti também, Manuel, com ou sem chocolate.

4:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Esperava ter novidades por aqui...

No entanto, desjo-te uma Santa Páscoa.

Bjs zita

5:06 da tarde  
Blogger eudesaltosaltos said...

Ola. Agradeço a força. este poema vem mm a "proposito"... bj

6:29 da tarde  
Blogger 123 said...

olá eu sou o tiago o filho da elsa nyny gostei do teu blog passa no meu blog www.tj98.blogspot.com

9:14 da tarde  
Blogger Serenidade said...

Que esta Páscoa seja uma época de renascer para uma nova realidade e mais sublime forma de ser cada um.

Beijos serenos amendoados.

10:09 da tarde  
Blogger Milene Leite said...

Que texto lindo!
Sonoro... delicado...
E diz tanta coisa!

É um prazer vir até aqui!
Voltarei, com certeza!

Beijos Carinhosos!
E bom feriado pra você!
=)

1:01 da manhã  
Blogger Juℓi Ribeiro said...

Manuel:

Linda história!
Lindo poema!
Muito bom gosto!

Passei para te desejar:
Ŧєlίz 卫άѕcσα!

Cσєlђίฑђσ đα 卫άѕcσα,
σ qυє тrαzєѕ ρrα мίм?

"Єυ тrαgσ єм мєυѕ αcђαđσѕ
є ρєrđίđσѕ
σ ѕσrrίѕσ ρυrσ đα crίαฑçα,
σ gєѕтσ cαlσrσѕσ
đσ αмίgσ ѕίฑcєrσ,
α clαrєzα đσѕ ѕєฑтίмєฑтσѕ
єฑтrє αѕ ρєѕѕσαѕ...
Qυє αѕ ρєѕѕσαѕ
ѕє єฑcσฑтrєм ฑσ αмσr
є ฑα fέ, qυє ѕє rєѕρєίтєм
ฑãσ ѕó ฑα 卫άѕcσα
мαѕ α cαđα đία."

Beijo.*Juli*

2:48 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Quero te deixar kilos de ovos de Páscoa, correspondendo cada um deles a um beijão!
Uma excelente Páscoa!
Bjokas gandes
Madalena

11:25 da manhã  
Blogger Memória transparente said...

Gostei de ler.


Bom dim de semana.

12:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá!!!

Passei, gostei e vou passar mais vezes...

Visita-me em:
http://sementinha-da-vida.blogspot.com/

Um grande abraço

2:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Passei para te desejar uma Feliz Páscoa...
Beijocas

4:46 da tarde  
Blogger Marta Vinhais said...

Olá, obrigada pela visita...
Gosto da Páscoa; espero sinceramente reencontrar-me, pois não estou muito bem.
Para ti, igualmente uma boa Páscoa.
Beijos e abraços
Marta

7:34 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home