quinta-feira, abril 19, 2007

DE VOZ EM VOZ


´Se a língua fizesse as pátrias
Mais que o chão, ninguém diria
Onde Portugal acaba,
Onde o Brasil principia.

Se os passarinhos dissessem
Quanto guardam na memória...
Talvez saibam, mais que as gentes,
As geografias e a história !

Esta manhã acordei
Ao canto dum 'Bem-te-vi':
__«Se pudesse, eu mandaria
Vir Portugal para aqui !»

Ao cimo da verde palma,
Respondeu-lhe o 'Sabiá':
__«Pudesse eu, e mandaria
Ir o Brasil até lá !»

__«Não fosse eu tão pequenino,
Deu sentença o 'Beija-flor'
E do mar faria um lago
Com dois jardins ao redor...

Na fala de Bernardim,
O Brasil a arder em trovas...
__Ó cerejeira velhinha,
Cheia de cerejas novas !

António Corrêa D'Oliveira

12 Comments:

Blogger Fúria das Águas said...

Gosto deste amor que os poetas tem por portugal.
um beijo meu amigo
Fica bem
Furia

9:42 da tarde  
Blogger Pete said...

Excelente poema que mostra os laços entre Portugal e o Brasil.

Um Abraço e bom fim-de-semana.

10:48 da tarde  
Blogger Um Poema said...

Obrigado por este poema de António Corrêa D'Oliveira.
Belo!

Não admira que esta página tenha merecido ser nomeada por "Alma de Poeta". É justa a escolha.
Parabéns!

Um abraço

11:41 da tarde  
Blogger Professora said...

Também eu tenho estes sentimentos por Portugal onde quer que eu esteja, pois este é o meu cantinho e cada um tem o seu.

Um beijo

Joaquina

1:28 da tarde  
Blogger tufa tau said...

e que diria o chapim
se o tivessem chamado
faria o maior festim
no seu jardim encantado

beijo

2:10 da tarde  
Blogger Rafaela said...

◢◣   ◢◣
   ◢■■◣ ◢■■◣
  ◢■■■■■■■■■◣
 ◢■■■╭~~*╮((((( ■■■◣  
 ◥■■■/( '-' ) (' .'  ■■■◤
  ◥■■■/■ ..../■ ■■◤ 
   ◥■BOM DIA!!!■◤
    ◥■■■■■◤
     ◥■■■◤ 
      ◥■◤
       ▼
        \
         \
Bom fim de semana. Bjosss!!

2:56 da tarde  
Blogger eudesaltosaltos said...

andas numa onda de enaltecer Portugal?? acho bem mas deve haver mts q n concordem... :) bj

6:24 da tarde  
Blogger mymind said...

bonito!
=)
bm f-d-s
bjinhos

6:42 da tarde  
Blogger sónia said...

um bom fim de semana :)

bjokas

6:45 da tarde  
Blogger fgiucich said...

Es tan cierto eso de que si la lengua fuera la patria no habrìa principio ni final. Abrazos.

6:59 da tarde  
Blogger Páginas Soltas said...

Tenho estado a põr a leitura em dia... ( tenho estado adoentada).

Parabens meu amigo...por teres sido nomeado...como dos melhores Blogs!

Bem merecido!

Beijitos da

maria

11:50 da tarde  
Blogger poeta_silente said...

Manuel!
Os laços que nos unem - Brasil e Portugal. Que linda poesia.
Linda e verdadeira.
Aparece, caro amigo. NMão tens me visitado. Aparece.
Deus te abençoe.
Miriam

2:19 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home