quinta-feira, abril 26, 2007

ANTONIO ALEIXO

Há luta por mil doutrinas.
Se querem que o mundo ande
façam das mil pequeninas
uma só doutrina grande.

Vós que lá do vosso império
prometeis um mundo novo,
calai-vos que pode o povo
querer um mundo novo a sério.

Contigo em contradição
pode estar um grande amigo;
duvida mais dos que estão
sempre de acordo contigo.

Meu amor, vê se te ajeitas
a usar meias modernas,
daquelas meias que são feitas
da pele das próprias pernas.

Sei que pareço um ladrão ...
Mas há muitos que eu conheço
que, sem parecer o que são,
são aquilo que eu pareço.

Eu já não sei o que faça
p'ra juntar algum dinheiro;
se se vendesse a desgraça
já hoje eu era banqueiro.

Ser artista é ser alguém !
Que bonito é ser artista,
ver as coisas mais além
do que alcança a nossa vista !

António Aleixo
poeta popular

21 Comments:

Blogger Felipe Fanuel said...

Ser artista é ser alguém !
Que bonito é ser artista,
ver as coisas mais além
do que alcança a nossa vista !


Um belo metapoema!

1:19 da manhã  
Blogger Unknown said...

Que grandes verdades ditas com palavras simples, haverá quem não goste de António Aleixo?
Alcaria está mesmo aí á mão.
Bom feriado.

1:27 da manhã  
Blogger sonhadora said...

Fazes parte dos meus sonhos.
Beijinhos embrulhados em abraços

1:30 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Oi Manuel,
Passando para conferir as novidades e desejar-lhe um bom resto de semana!!!
Um Abraço
Paulo

2:23 da manhã  
Blogger Vladimir said...

o incomparavel Aleixo....cada vez mais actual...

9:52 da manhã  
Blogger eu... said...

muito simples... grande poeta
bom feriado

11:20 da manhã  
Blogger tufa tau said...

eu gosto muito de meias feitas da pele da pernas.

um muito belo poema!
beijinhos

12:12 da tarde  
Blogger Amora Silvestre said...

"...ver as coisas mais além do que alcança a nossa vista."
diz tudo.
Beijo

12:20 da tarde  
Blogger Maria P. said...

Fantástico!

2:49 da tarde  
Blogger Unknown said...

saludotes!!!!!
me impresiona ver cuàn fanàtico eres de la poesia.
se agradece tu preocupacion!!!
bye!

4:41 da tarde  
Blogger Páginas Soltas said...

Continuas a deslumbrar com as palavras de poetas imortalizados!

António Aleixo...um marco na história da poesia popular!

Mais uma vez... OBRIGADA!

Beijinhos da

Maria

4:48 da tarde  
Blogger Maria said...

"Embora os meus olhos sejam
os mais pequenos do mundo,
o que importa é que eles vejam
o que os homens são no fundo"

Beijinhos para ti neste dia 25.

5:43 da tarde  
Blogger ANA LUCIA said...

OBRIGADO POR TER IDO ATE MEU BLOG TBM...
AMEI SUA ATENÇÃO....
JÁ QUE VC GOSTOU DESSE VISITE O OUTRO...http://essenciadaana.blogspot.com/
BEIJOS NO CORAÇÃO.
ANA

6:10 da tarde  
Blogger Candelas Sanchez Hormigos said...

Me agradou porque tem o idioma do singelo, do cotidiano.

Sempre descubriendonos novos horizontes.

Graças

8:14 da tarde  
Blogger Chellot said...

Tão bonito esse poema! Fiquei encantada. Somos todos artistas de algum modo.

Beijos de fogo.

9:27 da tarde  
Blogger eudesaltosaltos said...

Ser artista é ser alguem... mas normalmente nem sp se dá conta dos verdadeiros artistos e só se ligam aos outros...

10:11 da tarde  
Blogger Verena Sánchez Doering said...

todos tenemos en nuestra alma algo de artista
hermosas palabras Manuel
para ti un abrazo muy grande y para Portugal en este 25 de abril
besitos y que estes muy bien



besos y sueños

12:35 da manhã  
Blogger Pete said...

Grandes verdades e situações que hoje ainda se vêem.

Um Abraço e bom fim-de-semana.

3:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Encaixam como uma luva
As quadras do bom Aleixo
Debaixo de sol ou chuva
É poeta que não deixo.

E por ser tão popular
Fica mais perto da gente
É um mestre exemplar
Da rima inteligente.

Beijinhos

10:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Obrigado António Aleixo.

Quando eu estava mal da vida, ou

seja: "tempos tristonhos, de

mágoas e agonias (...)". Ao ler

um velho livro ("Este livro que

vos deixo")que estava a muito

tempo na estante do escritório da

minha mãe, abrindo numa página á

sorte e lendo primeira quadra

duma página qualquer, percebi que

os meus problemas, ao lado de

outros mais importantes, não eram

mais nem menos do que um grão de

areia num grande areal.

Se me perguntarem se sei quem foi

Antonio Aleixo eu direi que não

sei que curso tirou, se sabe ou

não ler, quando nasceu e morreu,

mas se que me ajudou, me mostrou

e alegrou minha vida!

9:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

COMO CONSEGUE ANTONIO ALEIXO

TRANSMITIR-NOS AS COISAS BÁSICAS

DA VIDA, EM VEZ DE EM LONGAS

CONVERSAS, EM QUADRRS SIMPLES E

PEQUENAS?

E COMO CONSEGUE ANTONIO ALEIXO,

MESMO SO ATRAVES DUM LIVRO, TOCAR-

NOS O CORAÇÃO?

POIS É! DE MOMENTO ADMIRO 4

PESSOAS: o meu PAI;


a minha MAE;

a minha melhor amiga ANA;

por ultimo, mas nao o

menos

importante:ANTONIO
ALEIXO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

!!!!!!!!!!!!!!!!!

9:41 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home