terça-feira, abril 17, 2007

Versos a PORTUGAL

Pátria distante ! Doce PORTUGAL !
Régio lírio do Douro, flor do Tejo !
Pátria, mãe de outra Pátria tua igual,
Eis porque, por querer-te, não te invejo.

És tu abençoada, terra amiga !
Nobre terra dos bravos lusitanos !
Teu poder é tão forte que te obriga
Ao desafio intérmino dos anos.

E prossegues mais bela, mais fidalga,
No teu clássico lustre, e teu fulgor;
Antiga castelã que ainda cavalga
Entre brasões de original lavor.

Em palácios de luxo, medievais,
Na arquitectura de feições severas
Fulge, na alma de luz dos seus metais,
A alma de seus artistas de outras eras.

Teus chafarizes, tuas velhas vilas,
Sobre o fundo gracioso de olivais,
São as relíquias simples e tranquilas
Dos teus nobres saudosos ancestrais.

Amo o calor das noites portuguesas
Quando as guitarras dão cadência aos fados ...
Amo a graça dos típicos bailados
Das formosas e ingénuas camponesas.

Amo-te assim, por teu luar de prata,
Por tuas caravelas, pelos mares,
Pelo teu cristianismo aristocrata
Que em plena selva fez erguer altares...

Amo-te mais, ó PORTUGAL antigo !
Ó doce PORTUGAL do mundo novo !
Pela herança que deste ao povo amigo,
Pela imensa saudade do meu povo.


Belo Horizonte__Minas gerais__BRASIL
Mercês Maria Moreira (brasileira)


http://www.caetanopolis.hpg.ig.com.br/filhos.htm

16 Comments:

Blogger Fúria das Águas said...

Meu querido amiho Manuel, vim agradecer por ter ido a minha festinha, fiquei muito feliz, obrigada pelo carinho.
Quer dar um sorriso hoje? Então venha...
Um beijo
Fica bem
Fúria

6:25 da tarde  
Blogger AlegriadeQuerer said...

Te traje mi amistad, tan intensa
como el rojo y tan pura como el blanco.
Quiero mantenerla fuerte como el azul,
aún en momentos de negra desolación.

Que tengas un lindo día

7:22 da tarde  
Blogger AlegriadeQuerer said...

gracias por hacercarte, brindo un amigo por excelencia

9:28 da tarde  
Blogger Carla said...

Passei para ver as novidades...
Desculpa-me o facto de não te comentar como devia. Abate-se sobre o corpo e a alma o cansaço esta semana .A falta de tempo também nao ajuda, no entanto tento sempre visitar os amigos da blogosfera que me acarinham e visitam.
Beijinhos

11:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá Manuel, que linda uma homenagem a Portugal.
E aí como estás? Digo-te que estou feliz em visitar-te.
Estou de volta, aos poucos, na verdade, mas pelo menos agora, tenho um tempinho e posso visitar os amigos. Agradeço a tua atenção e o carinho da tua visita, mesmo eu estando fora da net. Beijos e fica muito bem, ok?

12:20 da manhã  
Blogger Kalinka said...

Olá Manuel

Hoje o meu dia não foi dos melhores, estive todo o dia cabisbaixa e triste, mas...a Vida continua, não é?

Beijos enlaçados com fita de seda vermelha.

12:30 da manhã  
Blogger Natinat said...

ay ay Portugal, Portugal, si te vas sin avisar pierdes tu lugar. Que bellas letras le has dedicado.

Muchas gracias por tu visita cálida y amistosa.

Un abrazo y beso

Nati

12:36 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olá.
Vim fazer uma visita , ler os versos e deixar um beijito.

9:36 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Bonito!
É o amor a Portugal :)

Beijo*

3:19 da tarde  
Blogger almadepoeta said...

Amiho.....
Porque este teu blog está repleto de sensibilidade que me toca, indiquei-o como um dos 5 blogs que me fazem pensar.
No post que fiz sobre o assunto estão as indicações.
Deixo um beijinho

4:56 da tarde  
Blogger leituras said...

Parabens pela nomeação de "Alma de Poeta".

É mais do que merecida.

Boa semana

7:28 da tarde  
Blogger Juℓi Ribeiro said...

Manuel:

Adorei...
Lindos versos!
Doces e saudosos,
repletos de sentimentos.
Portugal merece!

"És tu abençoada, terra amiga !
Nobre terra dos bravos lusitanos !
Teu poder é tão forte que te obriga
Ao desafio intérmino dos anos"

Um abraço carinhoso.*Juli*

9:31 da tarde  
Blogger sonhadora said...

na magia da noite, deixo-te beijinhos embrulhados em abraços.

10:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ola Manuel,um louvor a Portugal,à nossa patria, ao nosso país, que nunca é demais relembrar que tem muitas coisas que nos devemos orgulhar...

11:28 da tarde  
Blogger Lusófona said...

Olá Manuel!! Vim retribuir a sua simpática visita ao meu blog...

E que bela declaração de amor e diria também gratidão pela Pátria Mãe.

Obrigada por partilhar
essa maravilha que eu desconhecia

Beijinhos

1:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

sou o carlos patrcio gosto muito de versos porq sem amor eu não estaria ao mundo por isso quero pelo menos que me invia um verso ao carlos.amant@hotmail.com

6:21 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home