terça-feira, junho 10, 2008

10 DE JUNHO

ENDECHAS A BARBARA ESCRAVA

Aquela cativa,
Que me tem cativo,
Porque nela vivo
Já não quer que viva.
Eu nunca vi rosa
Em suaves molhos,
Que para meus olhos
Fosse mais formosa.

Nem no campo flores,
Nem no céu estrelas,
Me parecem belas
Como os meus amores:
Rosto singular,
Olhos sossegados,
Pretos e cansados,
Mas não de matar;

Uma graça viva,
Que neles lhe mora,
Para ser senhora
De quem é cativa;
Pretos os cabelos,
Onde o povo vão
Perde opinião
Que os louros são belos.

Pretidão de amor!
Tão doce a figura,
Que a neve lhe jura
Que trocara a cor.
Leda mansidão,
Que o siso acompanha;
Bem parece estranha,
Mas bárbara não.

Presença serena,
Que a tormenta amansa:
Nela enfim descansa
Toda a minha pena.
Esta é a cativa
Que me tem cativo;
E, pois nela vivo,
É força que viva.

Luís de Camões

16 Comments:

Blogger SAM said...

Maravilha! Obrigada pelo prazer que me proporcionaste nesta postagem.

Grande beijo

4:16 da manhã  
Blogger vieira calado said...

Há quanto tempo eu não lia este poema do Camões.
Em dia dele, é bom recordar.
Um abraço.

12:30 da tarde  
Blogger scaramouche said...

para que nunca o esqueçamos.

abraço,
scaramouche.

2:09 da tarde  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) said...

bela escolha!

Hoje só poderia ser Camões!

beij

4:11 da tarde  
Blogger Katia De Carli said...

Passam-se gerações e Camões nunca perde seu posto... Maravilha!
Também amo (de paixão) Fernando Pessoas e todas as outras Pessoas que habitavam sua alma.
Chorei até não poder mais quando fui ao Monastério dos Jerônimos... acho que nasci na época errada. Ou melhor, renasci, e as lembranças se perderam. Só ficou esse vazio que transformo em palavras e versos.
beijo e luz

6:11 da tarde  
Blogger Cristina said...

Obrigada para a tua vista.
E viva portugal!!!

6:28 da tarde  
Blogger sg (Silvina Gramajo) said...

QUERIDO AMIGO MARAVILLOSO POEMA, A MI ME TIENE CAUTIVA TU BLOG QUE ES EXCELENTE, ME ENCANTO COMO EMPIEZA EL POEMA AQUELLA CAUTIVA QUE ME TIENE CAUTIVO, PORQUE EN ELLA VIVO YA NO QUIERE QUE VIVA. BESOS, SILVINA

6:44 da tarde  
Blogger Martinha said...

Camões... Um grande marco para a história do nosso país, sem dúvida.
Esse poema é fantástico. Estudei-o no meu 10º ano, numa disciplina de Literatura Portuguesa.
Beijinhos *

8:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Engraçado, por acaso, este é o 3º poema de Luís de Camóes que leio esta semana.

9:42 da tarde  
Blogger RENATA CORDEIRO said...

Adoro essas endechas! Sabia-as de cor quando estava no segundo grau e na faculdade. Hj, como já vou até o geriatra, é preciso lê-las. Postei 2 coisas num post só. Vá lá, preciso dos seus comentários.
wwwrenatacordeiro.blogspot.com/
não há ponto depois de www
Um beijo,
RENATA MARIA PARREIRA CORDEIRO
RS: GOSTO DO SEU BLOG. QUANDO ESTIVER CANSADA, VIREI AQUI PARA RELAXAR!

12:32 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Um lindo soneto muito bem escolhido para o Dia de Camões. Sempre o teu bom gosto!

1:09 da manhã  
Blogger Juliana Belo said...

"Esta é a cativa
Que me tem cativo;
E, pois nela vivo,
É força que viva."

Sem dúvida um dos mais belos poemas desse grande poeta, que ainda me encanta os sonhos à noite e que tanto me alumia o caminho de dia como o sol.

Um beijo para ti...

12:24 da tarde  
Blogger MARTHA THORMAN VON MADERS said...

Poesias lindas, entrei aqui e me perdi num mar de poesias. Adorei.Volto a visita-lo.Um abraço marthacorreaonline.blogspot.com

2:35 da tarde  
Blogger isabel mendes ferreira said...

e do grande Lírico reza toda uma história.


(que surpresa este espaço).

_____________.


cordialmente.

9:26 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Já não existem homens que saibam amar.
Camões foi o ultimo verdadeiro homem/amante.

3:58 da tarde  
Blogger MARTHA THORMAN VON MADERS said...

Também . olha quem assina este poema.É demais para nós simples mortais. Um abraço
Fiz postagem nova, apareça por lá.

2:13 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home