sexta-feira, fevereiro 13, 2009

VOZ DO ALEM (a Gomes Leal)

VOZ DO ALÉM

Ao poeta GOMES LEAL

A voz da Impiedade eu, louco, ouvira,
Que, sob o falso nome de Ciência,
_Não há Deus! _me bradava; _ A Providência,
Virtude, Bem e Mal, tudo é mentira!

Mente em nós o que chamam Consciência,
E esse idela do Bem a que a alma aspira;
Que tudo, no universo, tudo gira,
A leis fatais em cega obediência.

Mas veio a Dor; ferina, encarniçou-se
Sobre mim revoltado e sem defesa,
Clamei socorro! e aquela voz calou-se!..

Outra, do Além, divinamente doce,
então, ouvi: _Meu pobre filho, reza!..
Oh! bendita ilusão! _se ilusão fosse!..

Roberto Pinto

11 Comments:

Blogger Elvira Carvalho said...

Sempre com poemas sentidos e muito bem escolhidos. A eterne luta entre o bem e o mal, a fé e a não crença, que todo o ser humano enfrenta em alguma etapa da sua vida.
Um abraço e bom fim de semana

9:41 da manhã  
Blogger maria magdalena said...

AUNQUE SEA UNA FALSA Y BENDITA ILUSION,SIEMPRE ES BUENO Y ES MEJOR QUE LA NADA PARA SEGUIR LUCHANDO.MUY LINDA1
¡MUCHAS GRACIAS POR PASAR POR MI BLOG TE MANDO UN BESO DESDE ARGENTINA! VOY A SEGUIRTE POR QUE ME GUSTA LO QUE ESCRIBES.

1:10 da tarde  
Blogger xwoman said...

Huy! me encuentro limitada por el idioma, pero es claro que hay frses que entiendo.

Escribes una poesía hermosa.

saludos y gracias por la visita!

7:11 da tarde  
Blogger Passaro Azul said...

Poema lindo e sentido.
Um belo espaço descoberto num vôo sem rumo.
Ainda bem. Encontrei-te e aos teus poemas.
Abraço-te com as minhas asas azuis.

10:17 da tarde  
Blogger Jean said...

belo blog... sucesso!

2:12 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Poema triste e sentido. Um abraço

3:54 da tarde  
Blogger RENATA CORDEIRO said...

Belo soneto, como sempre você escolhe bem. Postei no Galeria, dê uma passada lá nem que seja para me desejar felicidades.
Um abraço,
Renata

1:41 da tarde  
Blogger Baila sem peso said...

"Oh!Bendita ilusão!Se ilusão fosse"
Só ouvia, ser da Mãe aquela voz doce
E a que outra voz a Alma suspiraria
Senão, a do Ventre que se lembraria?!

Lindo soneto.
Não conhecia :)
(como tantos por aqui passam que eu nunca suspeitaria, (existirem). Obrigada)

Boa semana.
Beijinhos

10:03 da tarde  
Blogger mariam [Maria Martins] said...

Manuel,

Controverso poema, fantástico! não conhecia o autor. boa escolha.

boa semana
um sorriso :) e um...'até já'
mariam

12:27 da manhã  
Blogger Ana Maria said...

Tenha uma noite iluminada.
Meus beijooosss!!!

1:32 da manhã  
Blogger Mariazita said...

Porque me vou ausentar, a partir de hoje à noite e até meados da próxima semana, não poderei, neste período, fazer, como tanto gosto, as habituais visitas e comentários.

No entanto deixarei programado (assim espero!) um post para ser publicado na quinta-feira (Anita) e outro para domingo, que, se quiseres, podes ir ver.

HOJE, AINDA, TENCIONO PUBLICAR NO LÍRIOS.

Até ao meu regresso.

Bom Carnaval.

Beijinhos
Mariazita

11:14 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home