domingo, julho 12, 2009

TEMPO PERDIDO

Decorre a mocidade em devaneios,
num doce arquitectar de fantasias,
em que se perdem sempre inúteis dias
vividos em louquíssimos anseios.

Mas ela passa. E em trágicos receios
vem a velhice pobre de alegrias,
em que se pensa, a horas já tardias,
nos dias que hão-de vir, bem maus e feios.

Então, volvendo os olhos ao passado,
quantos não sentem ter desperdiçado
seu tempo, seu trabalho e seu viver !

E ao fim de uma existência não cumprida,
a si perguntam : o que fiz na vida ?...
E havia tanto ! tanto ! que fazer !...

José Fernando de Moura

19 Comments:

Blogger Marina said...

Se nos va la vida sin haber aprendido a vivir... Hermosos versos! Un saludo.

11:22 da tarde  
Blogger Baila sem peso said...

Perdido não, que o tempo é vento
Que trás na voz bordada do lamento
A meninice da candura emprestada
A juventude de uma alma apressada

Que segue Vida em longa jornada...

E ilusão do existir, assim vivida
Mesmo em tempo de contratempo
Trás no entretanto, missão cumprida

E Tempo é o Tudo e o Nada!!!
Fim, numa madura fruta emoldurada!

Boa semanita
beijinhos

2:42 da manhã  
Blogger Ana Maria said...

O Atelier das Poesias está em festa, sua presença é valiosa.
Obrigada!
Beijinhos!

2:56 da manhã  
Blogger Entre "linhas" said...

O tempo é a moldura da vida,das aprendisazens e experiências...a existência do viver e dos sentires.
Bjs Zita

3:13 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Me gusta.

6:16 da tarde  
Blogger Elvira Carvalho said...

Passei. E de novo encontrei um poeta que desconhecia. Obrigada por essa partilha de excelentes poetas que faz. Deixo um abraço e votos de bom fim de semana.

11:39 da tarde  
Blogger fgiucich said...

Un poema que da en el blanco con certera puntería. Abrazos.

1:34 da tarde  
Blogger Adriana Roos said...

Gracias
Continuo recebendo e gostando de suas mensagens via email.
Algumas sao de lugares lindos...
Abraços

2:36 da manhã  
Blogger SILVANA PEDRINI said...

Artigo novo no blog:

http://transtornobipolar2009.blogspot.com/

te espero lá!

PORQUE SAÚDE MENTAL, MERECE ATENÇÃO!

3:22 da manhã  
Blogger Alice Matos said...

Querido Manuel...
Dá realmente que pensar este soneto...
Há que viver aproveitando o que de melhor nos dá a vida... a companhia dos que amamos e nos amam...

Beijo...

7:22 da tarde  
Blogger SAM said...

Querido amigo,


tão verddeiro, tão direto este soneto! E muito bonito poeticamente. Obrigada.


Uma excelente semana! Beijos

5:00 da manhã  
Blogger Ana Maria said...

Parabéns pelo dia do amigo. Obrigada por ser meu amigo.
Obrigada pelas constantes visitas me incentivando cada vez mais.
1000beijinhos da sempre amiga, Ana Maria.

4:02 da manhã  
Blogger Martinha said...

«Mas ela passa. E em trágicos receios
vem a velhice pobre de alegrias,
em que se pensa, a horas já tardias,
nos dias que hão-de vir, bem maus e feios.»

É com estas palavras que entendo o que me dizem os meus avós, para aproveitar este tempo, que me dizem ser o ideal da vida. :P
Fica bem. :) *

5:32 da tarde  
Blogger vieira calado said...

Fica sempre muito por fazer...


Cumprimentos

4:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Passei apenas para te deixar uma beijoca. Mónica (mão cheia de pensamentos)

6:42 da tarde  
Blogger Andreia said...

Por vezes buscamos apenas o nada. E é o nada que temos! *

2:40 da tarde  
Blogger Ana Maria said...

Temos tanto por fazer, e as vezes deixamos passar despercebidos.
1000beijinhos!

2:47 da tarde  
Blogger AnaR said...

Un soneto impecable y con toda una lección de vida.

Abrazos

5:02 da tarde  
Blogger poeta_silente said...

Pois, meu amigo.
Por isto que eu vivo com consciência e verdade. Nunca faço o que sei que não me faz bem, e nunca deixo de fazer o que me faz crescer e sentir realizada. Esta consciência do que é melhor para mim, sempre me deixou numa situação de extrema tranquilidade. Assim, olho os dias, um a um, hora a hora, vivenciando cada minuto com intensidade e com realidade. Não deixo de dizer que quero be, quando quero. Mas não me permito magoar ninguém. Nem guardo mágoa de ninguém. Pois se a guardo ela só fará mal para mim.
Esta opção de viver minha verdade pode assustar e surpreender muitas pessoas, que pensam não ser "verdade" eu viver a minha verdade. Mas... é!
Portanto, olho para trás e não me vejo arrependida. Arrependo-me, sim, de não ter esta maturidade há mais tempo. Mas, mesmo este tempo em que eu não a vivia, me fez conhecer o que é o oposto da paz. Sem conhecer o oposto, não saberia como é bom viver a consciência de cada dia (= com verdade e na verdade, constantemente).
Deus te abençoe.
abraços
Miriam

5:27 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home