terça-feira, dezembro 08, 2009

ODE AOS LIVROS QUE NÃO POSSO COMPRAR

Hoje, fiz uma lista de livros,
e não tenho dinheiro para os poder comprar.

É ridículo chorar falta de dinheiro
para comprar livros,
quando a tantos ele falta para não morrerem de fome.

Mas também é certo que eu vivo ainda pior
do que a minha vida difícil,
para comprar alguns livros
__ sem eles, também eu morreria de fome,
porque o excesso de dificuldades na vida,
a conta, afinal certa, de traições e portas que se fecham,
os lamentos que ouço, os jornais que leio,
tudo isso eu tenho de ligar a mim profundamente,
através de quanto sentiram,, ou sós, ou mal acompanhados,
alguns outros que, se lhes falasse,
destruiriam sem piedade, às vezes só com o rosto,
quanta humanidade eu vou pacientemente juntando,
para que se não perca nas curvas da vida,
onde é tão fácil perdê-la de vista, se a curva é mais rápida.

Não posso nem sei esquecer-me de que se morre de fome,
nem de que, em breve, se morrerá de outra fome maior,
do tamanho das esperanças que ofereço ao apagar-me,
ao atribuir-me um sentido, uma ausência de mim,
capaz de permitir a unidade que uma presença destrói.

Por isso, preciso de comprar alguns livros,
uns que ninguém lê, outros que eu próprio mal lerei,
para, quando se me fechar uma porta, abrir um deles,
folheá-lo pensativo, arrumá-lo como inútil,
e sair de casa, contando os tostões que me restam,
a ver se chegam para o carro eléctrico,
até outra porta.

Jorge de Sena
1919 / 1978

4 Comments:

Blogger Ana Maria said...

Concordo. Penso assim também.
Tem tantos livros que eu gostaria de tê-los em mãos, mas não consigo também. E quantos livros fechados, empilhados, às vezes até amarelados pelo tempo; e que se eles falassem, tenho certeza que gostariam de estar nas nossas mãos, nos instruindo.
Mas como eles são ricos em palavras, mas movidos pelas mãos dos seus autores ou vendedores, são obrigados a se emudecerem.
Desculpe o desabafo, eu também gostaria de poder adquirí-los.
Beijinhos no seu coração.

3:41 da tarde  
Blogger Baila sem peso said...

:(((((
sem comentários
seriam desnecessários!!!

restinho de boa semana
beijinhos solidários

10:49 da tarde  
Blogger fgiucich said...

Mis libros son una de las partes más importantes de mi vida. Abrazos.

11:23 da manhã  
Anonymous Café com Bolo said...

Olá, vim retribuir-lhe a visita e me deparo com essa descrição....DE MIM! que maravilha esse poema, não conhecia...peço licença para qq dia colocar lá no meu blog...pois ele, sou eu!
Abraços.

7:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home